08 de Março: Descubra a origem do Dia Internacional da Mulher!Como todos sabem, dia 08 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Mas afinal de contas, de onde vêm essa data?
Tudo têm início no início do século XX durante a Segunda Revolução Industrial, época em que as mulheres começaram a trabalhar nas indústrias (principalmente têxteis). Você acha seu trabalho uma merda? Então imagine naquela época! As condições de trabalho eram péssimas, o que gerava grandes revoltas e protestos principalmente por parte das mulheres. Isso porque além de trabalharem mais de 16 horas por dia, elas recebiam apenas um terço do salário de um homem!
Um dos primeiros grandes protestos da mulherada contra as péssimas condições de trabalho e os salários ridículos, ocorreu dia 8 de Março de 1857 em Nova Iorque. Muitos protestos se seguiram, mas em especial podemos citar o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre as ruas de Nova Iorque, reivindicando um conjunto de panelas de tefal que não grudavam… Huahuahuaha, brincadeira! Só estava vendo se você estava prestando atenção na história! É claro que elas estavam reivindicando melhores condições de trabalho, maiores salários e menores jornadas de trabalho! Huahuehaue, parei com as brincadeiras…
Depois aconteceram uns protestos pelos EUA e Europa, e o movimento foi ganhando força. No dia 25 de março de 1911 houve o trágico acidente que atingiu a fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, localizada nos 3 últimos andares (de um total de 10) de um edifício em Nova Iorque. Vários acordos haviam sido propostos pelos sindicados mas a fábrica recusava-se a assiná-los: as operárias eram submetidas a uma jornada diária de 14 horas de trabalho por um salário de 6 a 10 dólares por semana (não sei quanto isso valia na época, mas provavelmente não muito). Além disso, as condições eram um lixo: todo mundo fumava naquela porra apesar de ter têxteis iflamáveis espalhados por todos os lados, a iluminação era a gás e não havia extintores de incêndio. Quando o incêndio começou no prédio, o décimo e o oitavo andares foram rapidamente notificados e todos conseguiram escapar. Infelizmente o nono andar não foi avisado a tempo e a tragédia aconteceu. No andar inteiro havia apenas 2 possíveis saídas: uma delas já estava tomada pelo fogo e a outra estava trancada (havia sido trancada para evitar que as operárias descansassem ou roubassem materiais). As operárias então se dirigiram para a escada de emergência exterior, que caiu com o excesso de peso. Sem ter como sair, 146 operárias morreram no acidente (91 morreram no incêndio e 55 se jogaram das janelas e no vão do elevador). Quanta desgraça, né? Aposto que o Datena estaria xingando todo mundo numa hora dessas! Contei isso pois muitos acreditam erroneamente que esse acidente foi o que ocasionou a oficialização do Dia Internacional das Mulheres. Mas não foi!
A década de 60 foi marcada por um crescente movimento feminista, que garantiram às mulheres uma crescente igualdade perante aos homens. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a data de 08 de março como o Dia Internacional da Mulher, para lembrar e homenagear todas as conquistas políticas, sociais e econômicas que as mulheres lutaram tanto para conseguir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário